1) Esforçar-se para formação do caráter
HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que tudo para o karateka. Pratica-se o karatê para obter principalmente paciência, perseverança, concentração, controle e humildade.
2) Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
O karateca busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual. Tenta assim buscar os motivos, entender as consequências, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida enfim.
3) Criar o intuito de esforço
HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Mesmo quando não se está conseguindo é importantíssimo tentar sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguir fortalecer. Esforçar implica em ir além dos limites sejam eles físicos ou espirituais.
4) Respeitar acima de tudo
HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Acima de tudo. Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre demonstrar nas atitudes a idéia que abraça.
5) Conter o espírito de agressão
HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
O animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido. O homem, por ser potencialmente superior, se ofendido, tem a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortável longe do ofensor, provocado, pode procurar uma visão diferente que o permita entender o seu ofensor.
fonte: Karatê Shotokan Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário